Google+ Mil Vezes Flamengo: Algumas considerações sobre o adeus de Love

domingo, 13 de janeiro de 2013

Algumas considerações sobre o adeus de Love

1ª) Para a Nação, foi um golpe estranho e inesperado demais. Tudo porque, uma vez que Pelaipe, diretor trazido pela nova gestão, disse que contava com ele, logo a torcida também. No entanto, desde a eleição da Chapa Azul ouvimos rumores da saída do jogador...

Imagino eu que esses rumores tenham se fortalecido na passagem de bastão da gestão Patrícia Amorim. Provavelmente a diretoria nova olhou as cifras do jogador e, sabedora que a situação financeira do Flamengo seria mais grave do que PA dizia, ficou com o pé atrás da fortuna a ser paga ao CSKA.

Curta o Mil Vezes Flamengo no Facebook

Daí, o primeiro problema: se a permanência de Love ainda era internamente questionada e questionável, faltou orientar Pelaipe para não sair dizendo coisas que tranquilizavam a torcida quanto à permanência do atacante. Erro da nova gestão.


2ª) Outra falha da nova gestão foi a demora para o anúncio, tendo como consequência dois erros feios: o vazamento da informação e a confirmação mambembe e improvisada que veio na fonte oficial, o site do clube... e isso sem falar na atabalhoada coletiva da tarde de ontem com Eduardo Bandeira de Mello e o próprio Love. Espero que a diretoria tenha aprendido que, no mundo do futebol, se já é difícil segurar o turbilhão de especulações, imagina quando a situação está confirmada? Pois é.

3ª) Certamente as negociações entre Flamengo e CSKA já rolavam há um tempo. E não vazaram não apenas por conta da nova conduta da diretoria, mas também para não abrir a chance de reforçar nossos adversários.

Siga o Mil Vezes Flamengo no Twitter

4ª) Se as negociações entre Fla e CSKA já não são recentes - prova incontestável da impossibilidade financeira de se manter o acordo firmado na gestão anterior -, espera-se que o clube esteja com outras paralelas e engatilhadas para seu substituto em tempo muito hábil. É o mínimo aceitável. 

5ª) Por 4 milhões de euros, o Flamengo usufruiu de 1 ano do futebol de Love. Um preço, sem dúvidas, salgado demais. Mas a diretoria teve que optar entre o ruim e o pior. Se o discurso é de reequilibrar as finanças do clube, fizeram o certo. E sim, dá para achar atacante que possa render tanto quanto e que venha numa realidade que faça jus ao seu futebol - que, definitivamente, não vale 11 milhões de euros.


6º) Complementando a consideração anterior: a saída foi muito mais uma questão do que o Flamengo devia ao CSKA do que um ajuste salarial com o jogador.

7º) Não acho mesmo que a saída tenha qualquer coisa a ver com o fato de Love ter apoiado Patrícia Amorim nas eleições. E agora, no meu ver, não há dúvidas da razão de tanto apoio: para tentar não levar mais cacetadas no campo futebolístico, PA faria o impossível para manter Love - e nisso inclua-se desfalcar ainda mais as já ultracombalidas finanças Rubro-Negras. E, de alguma forma, ele sabia disso. Neste cenário, pensando como ele pensa, faz sentido apoiá-la e temer que o profissionalismo o afastasse de seu clube de coração e de sua cidade, como de fato acabou acontecendo.



***

No mais, sou agradecido a Love. Acho realmente que ele não rendeu o que poderia render por conta das contingências do futebol trôpego que tivemos, tanto no jogado quanto no administrativo; e espero que ele volte caso seja uma boa para as duas partes.

E uma última coisa: me parece muito claro que a diretoria investirá tão somente em jogadores que possam dar retorno sobre investimento. Isso significa valer o quanto custar. Bola dentro. No entanto, é preciso refinar a comunicação. E, para isso, diferentemente do aspecto financeiro e patrimonial, felizmente só depende da gestão Eduardo Bandeira de Mello.

Um comentário:

  1. Na verdade o CSKA não recebeu os 4 mi, pois o pagamento de dezembro não foi efetuado e provavelmente entrou na negociação.
    Sendo assim, o Flamengo pagou 1 mi de entrada e 1,5 mi em agosto totalizando 2,5 mi de euros!
    Mesmo assim, ainda é um valor alto para o "empréstimo" de um ano do jogador!!

    ResponderExcluir