Google+ Mil Vezes Flamengo: Flamengo x Corinthians: Davi veste Rubro-Negro

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Flamengo x Corinthians: Davi veste Rubro-Negro

Se existe uma história bíblica que é lembrada vez por outra no mundo dos esportes é a de Davi e Golias. E vamos admitir que, se ela cabe de alguma forma para ilustrar o confronto de hoje, em matéria de qualidade de bola, o gigante não é o Flamengo...

Não dá para fazer vista grossa: o Corinthians, campeão da Libertadores, é um time acertado, com bons jogadores  Como aquele velho clichê de frases de jogador de futebol em entrevista de campo, é entrosado, unido e coeso. E a essa altura do campeonato, infelizmente, a ressaca da comemoração do título sul-americano já passou...

E o Flamengo? O Flamengo dá mostras, sinais, pistas de que pode melhorar. É algo ainda muito embrionário e que necessita de confirmação. Hoje, vamos ver a volta de um Léo Moura sem ritmo de jogo, não teremos a presença de Ramon por conta de restrições contratuais que o impedem de enfrentar seu último clube - dessas cláusulas que todo clube inclui no contrato, menos o Flamengo -, Arthur Sanches terá chance de confirmar a boa impressão que nos deixou no jogo contra o Bahia…

Outro detalhe bem, bem ruim: Joel sANTAna confirmou burramente a substituição de Adryan por Bottinelli. Aliás, o gringo é uma grande incógnita. Alguém aí sabe em que posição ele joga? De fato, ele não rende como queríamos, mas também não podemos chamá-lo de ruim de bola. O que me parece é que Joel - oh! - não sabe encontrar um lugar ideal para ele em seu esquema; e, numa boa: nessa esculhambação pseudo-defensiva do Flamengo - ou seja, bola por bola - sou mais Adryan.

Ok, voltemos a falar de coisas boas. Também teremos a volta de Love - que, como sabemos, adora estragar a alegria dos corintianos... Mas ainda assim, passando a limpo prós e contras do Mengo desta quarta, parece pouco. Como fazer então?

Por incrível que pareça, estamos indo. Bem aos poucos, bem menos do que queríamos, mas curiosamente indo. E acho que o Flamengo está conseguindo este microscópico embrião de melhoria por conta própria - ou seja, incompetências treineiras à parte. E sem dúvida que grande parte disso credita-se a uma crescente união do grupo. Correr o noticiário online do Flamengo e ver imagens dos jogadores Rubro-Negros como a de cima, sorrindo, se abraçando, celebrando juntos, para mim é um excelente sinal. E antes que venham dizer que isso é praxe, algo comum ou besteira, numa boa, não me lembro de ver imagens assim há poucas semanas atrás não...

Acho que é essa a força que esse grupo pode ter diante do afiado Corinthians. Não nos enganemos, como também não o fazem os que hoje estão na Gávea: salvo uma surpresa incrível com prazo para acontecer em pouco mais de 48 horas, é esse o Flamengo que temos até o fim de 2012. E diante do que tivemos até aqui, sigo confiando no mínimo de amor próprio coletivo desses caras para tentar provar à torcida de que esse time pode chegar em algum lugar longe, muito longe do que os que já estão com calculadora na mão e Lexotan na cabeceira da cama podem pensar.


Hoje, contra o Corinthians, nosso Davi tem como pedras principais essa união, Love e o poder do improvável, presente desde sempre no futebol, sempre cheio de metáforas, tal qual a Bíblia. Nesta noite, ele pode se manifestar de diversas formas - quem sabe até numa soberba corintiana, aliada à vocação Rubro-Negra de saber render quando não tem favoritismo. Se o Flamengo souber se aproveitar disso de alguma forma e arrumar mais três pontos, quero mais é que ele siga assim: desacreditado e cercado de dúvidas por todos, inclusive nós, torcedores. Que venha Golias.


***


E não custa lembrar: hoje à meia-noite - portanto, logo após a partida - teremos a estreia da Resenha Mil Vezes Flamengo, videochat comigo e com o TozzaFla. Ele marca este dia de estreia da página do Mil Vezes Flamengo no Google Plus, mas também avisarei sobre o início do programa perto do horário em todas as redes sociais do Mil Vezes Flamengo - ou seja, pela página do blog no Facebook e pelo perfil do Twitter. Vai ser bonzão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário