Google+ Mil Vezes Flamengo: Adeus, 2012... e 3 passos para um novo Flamengo

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Adeus, 2012... e 3 passos para um novo Flamengo


Talvez os leitores deste blog tenham notado, mas nem veio post sobre a magra porém importante vitória nossa sobre o Figueira: é que eu tive uma sensação muito estranha após o jogo. Não me sinto - e nunca me senti - em condições de comemorar permanência em primeira divisão. Afinal, sou torcedor do Flamengo, e esse não é papel que me caiba ou aos outros 35 milhões de torcedores.

Por outro lado, é bom saber que 2012 acabou em termos futebolísticos para nós. Um ano nefasto, ridículo, totalmente incompatível com a história Rubro-Negra. O fim deste período tenebroso é o que eu entendo como um dos 3 passos para um novo Flamengo.

O segundo é a saída de Adriano. Não me entendam e nunca me entendam mal: sou extremamente grato à valiosa contribuição que ele nos deu para o Hexa em 2009, mas nunca aprovei essa nova passagem. Sempre disse, inclusive, que ele jamais chegaria a reestrear, como de fato não aconteceu. Não foi exercício de futurologia barata: apenas o óbvio, o evidente, o lógico diante do fato de que ele, hoje, é um homem que precisa resgatar sua integridade pessoal, algo que vem muito, muito antes de qualquer nível profissional. E, nessa história, o Flamengo não precisaria contratá-lo, ao meu ver: apenas apoiá-lo caso ele quisesse de fato mudar, se reerguer. Porém, ele não quis até agora, e segue não querendo; e sua saída como jogador no fim deste ano pode ser fortemente simbólica. Uma prova do tipo de atleta que não podemos ter no clube. Ou, acima de tudo, um exemplo de como não fazer.

E o terceiro, claro, é a saída de Patrícia Amorim do comando do clube. Sobre isso, tantos e tantos já disseram muito sobre o que foi o maior desastre de gestão que vimos no Flamengo - maior até mesmo do que o fiasco de Edmundo Santos Silva. Para que uma nova e melhor era Rubro-Negra aconteça, ela precisa sair nas eleições do próximo mês.

Escrevo este texto no momento em que Zinho dá sua coletiva falando da saída de Adriano, sacramentando 2 destes 3 passos. Só espero que o mais importante, e derradeiro, venha em dezembro. E até lá, tudo o que teremos é uma sensação de adeus deste esquecível 2012. Que acabe logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário