Google+ Mil Vezes Flamengo: O não e o sim, parte 1

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O não e o sim, parte 1

Hoje, 15 de novembro de 2012, foi um aniversário diferente para o Flamengo. A comemoração de seus 117 anos foi marcada por uma reunião de dois opostos que, de vez em quando, nem soam tão distantes e antagônicos assim: o sim e o não.

Foi o dia de se dizer não às reformas de fachada. Do não a um grosseiro descaso com a verdadeira massa de 35 milhões de apaixonados. Do não ao favorecimento de quem não merece. Do não a qualquer forma de repúdio ao maior ídolo que já tivemos. Do não aos balanços manipulados, às escolhas puramente eleitoreiras, aos benefícios pessoais em detrimento de um grande amor coletivo. Do não aos verdadeiros cabeças de bagre, aos plenos pernas de pau que já estiveram a frente de nosso clube.

Enfim - e sobretudo - foi um dia do não ao amadorismo e aos completos desconhecimento e desrespeito com a história do maior fenômeno esportivo do planeta. Um sonoro não a quem faz de tudo para apequenar esse gigante chamado Flamengo.

Como hoje é dia de festa - e o não, palavra negativa por excelência, não é tão afeita a comemorações -, também houve o sim. O sim a um novo pensamento, a uma nova gente que se mostra interessada em mudanças profundas e significativas, desapegadas do fácil, do barato, da economia porca de remendos e paliativos. O sim da união de quem venceu na vida pela competência de administrar. O sim de quem vê e entende que, se o verdadeiro caminho do Flamengo sempre foi o das vitórias, ele precisa ser repavimentado com seriedade, dedicação e competência.

Hoje foi o dia do sim; e o sim foi sinônimo de mudança.

Em meus 36 anos de idade, perco as contas de tantos momentos espetaculares que o Clube de Regatas do Flamengo me proporcionou - e uma boa parte deles em estádios e ginásios. O de hoje, não: longe de bolas, piscinas, quadras e tatames, a caminhada da Chapa Azul foi uma oportunidade única de se sentir, acima de tudo, Rubro-Negro, no encontro de pessoas que externaram de forma pacífica e contundente que não é mais aceitável negar ao Flamengo a retomada de seu verdadeiro destino: vencer, vencer, vencer.

Felizmente, a segunda parte do encontro do não e do sim tem data para acontecer: 3 de dezembro de 2012, dia das eleições Rubro-Negras. Uma nova reunião - e, esperançosamente, definitiva. Se você é sócio, garanta que ele aconteça; se você não é sócio, tudo bem: mostre sua opinião, faça presente a sua voz.

O que importa é que não devemos e não vamos abrir mão do desejo de um Flamengo maior. É este o mais bonito e merecido presente que podemos dar ao nosso amado aniversariante.

***

Sobre a caminhada, leitura obrigatória ao post do camarada Pablo dos Anjos. Não deixe de conferir.


3 comentários:

  1. Me chamo Mardano e sou de Maceió. Tenho 29 anos e, sem dúvida nenhuma, afirmo que o melhor pro Flamengo é a Chapa Azul. Tá aí a oportunidade que tanto queríamos de profissionalizar e modernizar o Mengão.

    ResponderExcluir
  2. Temos que mudar somos uma nação o clube não pode se limitar ao Rio de Janeiro... Moro no Rio mas meu maior orgulho é saber que somos todos da mesma nação independente de religião cor cidade e país... Sou apaixonado pela nossa torcida seja no Norte Nordeste ou no Sul... Esse empresários terão que controlar nossas emoções por que a sorte dos outros clubes no Brasil é que o Flamengo sempre foi mal administrado... Real Madrid Barcelona Milan ... sem condições somos 40 Milhões .... desses 40 Milhões tivermos 200.000 sócios tá maravilhoso... Vamos equipar a esses clubes grandes do velho continente.. SRN dia 03 estarei lá com meus Amigos é CHAPA AZUL NA CABEÇA

    ResponderExcluir
  3. Foi extremamente importante a participacao nesta passeata! Adorei a energia e o astral dos que estavam presentes. Mostramos nossa forca dentro da Gavea. Estavamos em grande maioria. Pudemos sentir na pele o absurdo que e o Flamengo de hoje! E proibido gritar o nome do MAIOR IDOLO: ZICO. Da pra acreditar nisso? Querem o que? Vamos bater palma pra maluco dancar? NEGATIVO. O Flamengo precisa de mudancas drasticas! E a unica saida e a Chapa Azul. SRN! Mengao Sempre!

    ResponderExcluir