Google+ Mil Vezes Flamengo: Essa chata novela chamada Maracanã

terça-feira, 2 de julho de 2013

Essa chata novela chamada Maracanã

Acho que esse post poderia ter se encerrado no próprio título, mas não vou fazer isso não. E confesso ter ficado muito puto ao ver que a reabertura do Maraca para jogos de clubes pode ser num Fluminense x Vasco - ao meu ver, uma clara indireta dos concessionários do estádio contra o Flamengo e a favor do tricolor.

Para mim, por mais que nós, a Nação, sejamos o marisco naquela velha história entre o mar e a pedra, com a distância do Maracanã sendo cada vez mais sofrida, creio que a diretoria está fazendo o certo. Não pode amolecer e fazer um contrato em que o Flamengo saia diminuído em sua condição de trem pagador do estádio. Sempre foi assim, não será diferente agora. É segurar a onda e aturar com frieza e razão ao máximo esse tremendo blefe do consórcio. Ou eles querem enganar a quem ao "pensarem" que vão se sustentar só com uma torcida que nem tinha lugar fixo no velho Maracanã?

Por enquanto, acho que ainda há timing e espaço para ganharmos centímetros nesse cabo de guerra; mas espero que a direção do Flamengo já tenha algum plano B para trazer os jogos do Flamengo para o Rio de Janeiro. Com todo o respeito aos Rubro-Negros de Brasília e Minas Gerais, não dá para ficarmos vivendo nesse campeonato de Mané Garrincha, Juiz de Fora e Uberlândia não. Temos um longo caminho em um torneio que não podemos cogitar a chance de corrermos sérios riscos. Se o título não vem, o rebaixamento deve ser tratado como uma impossibilidade - e isso significa fazer o time render ao máximo. Na boa, não vejo isso acontecendo fora do Rio.

E ainda: esse plano B vai além do roteiro correto para um Brasileirão digno, "limpinho", honesto como o que se projeta para o Flamengo. Pode sim, ser ele o divisor de águas desta luta pelo retorno à casa que, muito antes do famoso grito, sempre foi nossa.

* * * 

E partir para um estádio nosso? No Rio, difícil não ser na Barra.

E o projeto na Gávea? Se é para viajar - tô avisando, hein? -, acho que a única chance de termos um estádio de pequeno/médio porte na Gávea é termos uma estação do metrô no próprio clube, com saídas alternativas na Lagoa e Leblon. Assim, haveria uma chance de se viabilizar um grande fluxo de pessoas sem acabar com o trânsito local.

Mas acho mais fácil vir o Messi pro Flamengo do que isso acontecer de verdade.

* * * 

Em tempo: vergonhosamente perdi Flamengo x São Paulo. Papada de mosca mesmo. Mas no dia seguinte, ao ver os melhores momentos, curti bastante o que vi do Paulinho. Será que emplaca?

* * *

Pra encerrar, voltando ao assunto principal e parafraseando o escritor: se o Maracanã ficar sem o Flamengo, pior para o Maracanã.

2 comentários:

  1. Fico triste em ver que neste novo cenário do futebol carioca e brasileiro o Maracanã e o Flamengo estão de lados opostos da mesa. A coisa parece tão acirrada e próxima da ruptura que receio da torcida do flamengo ser processada por calúnia ao cantar a plenos pulmões "O Maraca é nosso...".
    Dentro da minha mente inocente esses dois patrimônios da cultura nacional deveriam morrer abraçados lutando contra tudo e todos para estarem juntos.
    Os dois lados precisam ver além de um contrato de inquilinato e pesar o que essa parceria histórica já rendeu para o Brasil. Esses negociadores precisam ser cobrados por suas responsabilidades sociais.
    Sou louco ou outras pessoas também conseguem enxergar o potencial para o programa ST do Fla para o clube e para o próprio maraca? Além disso existe um ponto de interseção entre Fla e maraca que por si só já "obriga" a criação de um consenso, o Galinho.
    Falar de um outro estádio de médio para grande porte no rio me parece uma viagem pelas questões de locomoção urbana conhecida por todos.
    ESPERO QUE sÃO jUDAS ajude Fla e Maraca nestas negociações e que terminem tão juntos como sempre estiveram.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, José Augusto; mas, infelizmente, essa questão parece que será decidida tão somente pela grana. Mas estamos na torcida pra esse reencontro Flamengo e Maracanã acontecer de verdade!

    Abraços e Saudações Rubro-Negras!

    ResponderExcluir