Google+ Mil Vezes Flamengo: Mano Menezes: ordem, progresso e superação

domingo, 16 de junho de 2013

Mano Menezes: ordem, progresso e superação

Amanhã é o dia em que Mano Menezes chega ao Flamengo. É a primeira contratação estelar dessa nova gestão que, na minha opinião, abriu o cofre no momento certo, e da forma correta: trazendo um profissional para, de fato, comandar o time do Flamengo. Isso porque, se refletirmos, certamente chegaremos à conclusão de que há muito, muito tempo o Flamengo não tem uma figura de comando no cargo de treinador.

Quando falo em "comando", falo de um treinador com plenos poderes e liderança diante de seus comandados. E eis aí a primeira missão de Mano Menezes: devolver ao cargo de técnico do Flamengo o poder de liderar o time. E essa é a minha primeira grande expectativa em torno dele, pois duvido de que esse assunto não tenha entrado em pauta na negociação entre ele e o clube.

Me recuso a acreditar que o acerto entre Mano-Flamengo não tenha passado no mínimo por uma carta branca ao técnico na questão de afastamento de alguns jogadores, e no máximo por essa atitude capitaneada pela própria direção - o que eu entenderia ser a melhor medida. Se não vou ser tolo ao acreditar nesta segunda opção, mas espero que a primeira tenha não de fato sido pauta como Mano a leve a cabo. Afinal, todo Rubro-Negro sabe que há, no grupo, gente que parece mais interessada em si do que no coletivo e, consequentemente, no clube; e isso não pode continuar.

A ordem é tão necessária por si só quanto pelo fato de que, somente com um grupo realmente focado no que interessa é que Mano Menezes terá como render o máximo possível. A meu ver, não adianta nada trazermos o técnico que for se ele não tiver jogadores que saibam que o técnico é o primeiro nível de chefia acima deles. Só obtendo o respeito do grupo que lidera é que o treinador consegue estabelecer seus métodos, seu pensamento...seu trabalho. E alguém duvida de que ele seja tecnicamente capacitado a levar o Flamengo a dias melhores? Se Mano tem o mínimo de conhecimento de Flamengo, deve saber da necessidade de uma faxina nesse elenco, a fim de lhe dar a condição necessária para mostrar seu melhor. Mas não é só isso...

Se penso que o Flamengo de Mano Menezes, apenas com esse elenco de hoje e com a necessária e já mencionada faxina, renderá melhor do que o de Jorginho, ainda na base da incredulidade, duvido de que Mano não tenha condicionado sua vinda à chegada de reforços - e eis aí a segunda expectativa. Nessa, acredito, também, que Pelaipe já tenha apresentado alguma lista de negociações em curso, com a aprovação de Mano em alguns nomes e novas indicações do comandante. Imagino que nosso novo técnico já tenha notado a necessidade extrema de um xerife na zaga e um cérebro no meio. Ah, e laterais, por favor.

Enfim, vamos aguardar. Até as chegadas e as partidas, seja bem-vindo, Mano Menezes, técnico que tem a superação como marca de seus trunfos passados. Que você a confirme a frente do Flamengo. Melhor: que a superação seja anunciada no Flamengo através de sua irmã: a renovação. Em todos os aspectos, em todos os graus. Eliminando quem não serve ao Flamengo e inspirando quem merece e está a fim de fazer parte desse novo momento. Agora, como bem afirmou, você é da nossa Nação.







4 comentários:

  1. Concordo 100% com tudo o q vc disse. Faxina e profissionalismo já...ou isso acontece, ou o Mano será apenas mais um, a ser derrubado pela canalhada q se instalou no elenco do CRF, há algum tempo.
    #SRN.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Cida! Para ser eficaz, Mano precisa fazer essa renovação no elenco. Fora com os sanguessugas e estrelinhas, e que venha gente de categoria e postura profissional. ;) Beijos e Saudações Rubro-Negras!

    ResponderExcluir
  3. Pelas declarações recentes de BAP e Wallim, infelizmente acho que não vai rolar demissão dos canalhas esse ano... no máximo, uma não renovação de contrato. BAP disse que eles enxergam os fariseus que não correm, mas que se eles os afastarem, ficam sem time. O Wallim, por sua vez, disse que o tal lateral argentino vem pra ser reserva do Leo Moura. Só por essas declarações já dá pra imaginar o que (não) vão fazer.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Carlão! Estou na mesma expectativa! SRN!

    ResponderExcluir