Google+ Mil Vezes Flamengo: O #MovimentoVoltaElias e como eu acho que a Nação pode trazê-lo de volta

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O #MovimentoVoltaElias e como eu acho que a Nação pode trazê-lo de volta
















Das novelas que eu vi o Flamengo estrelar na minha vida, essa é sem dúvida das mais sofridas. Pra mim, confesso, talvez seja a pior, pois envolve um ídolo. E digo isso porque vejo uma grande, enorme diferença entre craques e ídolos.

Craque é aquele de talento diferenciado, especial, brilhante; já o ídolo é bem superior porque, além de ser bom de bola, é uma pessoa exemplar, que serve de modelo para todos os que os cercam. Por ser tão destacado, não só projeta seu clube como ajuda a formar o caráter dos jogadores mais novos e inspira quem o cerca e o admira. Traz novos torcedores e orgulha os já existentes. É um porta-voz do que o clube deve ser, respeitar, e nutrir dentro e fora de seus domínios.

Todos sabemos que, nas eleições para a presidência do Flamengo no fim de 2012, venceu uma direção que visava reconduzir o clube não apenas ao caminho das grandes glórias esportivas mas, sobretudo, ao da dignidade, da correção, da ética; e no meu entendimento, tem cumprido com essa promessa. Tem seus erros - e já os critiquei e sigo criticando -, mas bem mais acertos; e neste objetivo, tido como principal pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello em seu discurso de posse, tem sido muito bem sucedido.

Provavelmente, ao contratar Elias, a diretoria estivesse pensando nas qualidades futebolísticas do jogador; mas, aos poucos, ele rapidamente mostrou-se postulante a uma condição além da do atleta excepcional. E aí, saltam aos olhos a diferença do craque e do ídolo. À vontade, disposição e categoria em campo, seguiram-se o profissionalismo, a identificação com o clube, a correção em diversas provas.

O Flamengo trouxe o craque; e descobriu um ídolo.

Por Elias ser um símbolo tão forte e especial deste novo Flamengo que eu e muitos temos certeza de que começou a surgir no início de 2013 é que acho que não podemos abrir mão deste ídolo. Um atleta que, em seu retorno, não apenas nos ajudará em novas glórias no futebol como pode inspirar os jogadores das categorias de base e, claro, seus colegas do time profissional. Alguém que, de verdade, nos orgulhe pra valer e que, daqui a uns 10 anos, possa até mesmo seguir no Flamengo, ajudando na construção não de craques, mas de ídolos como ele.

Dito isso tudo, e pensando nisso tudo, o que resolvi fazer? O #MovimentoVoltaElias. Surgiu como uma hashtag no Twitter e no Facebook, e logo depois virou um abaixo-assinado. Destinado aos dirigentes do Flamengo, a intenção é clara: fazer com que o clube utilize parte dos previstos R$350 milhões de receita para 2014 para trazer Elias em definitivo.

"Ah, mas não vai ser assinando uma petição online que as coisas vão mudar"; "O Flamengo não tem essa grana toda!". Pois bem: se o Flamengo - que sempre sugiro que seja citado no Twitter junto com a hashtag - pelo menos se dispuser a nos dizer o que falta para que Elias venha já é um começo. A esperança existe, se considerarmos a atenção dispensada pela atual diretoria às redes sociais quando ainda era apenas uma chapa sonhando com dias melhores no Flamengo.

O movimento não é meu, nem do Mil Vezes Flamengo; é de todo Rubro-Negro que entende que Elias é importante demais para ser tratado apenas como um craque, hoje, distante de nós. É de cada torcedor apaixonado que acredita em que as realizações do casamento entre o clube e sua Nação podem ir muito além do apoio de corpo presente nos estádios e celebrações.

Se você se identifica com tudo o que escrevi, convido: use a hashtag no Twitter, juntamente com @Flamengo, marque presença no abaixo-assinado, divulgue a nossa bandeira. Conhece jornalistas, celebridades Rubro-Negras, ou mesmo atletas do Flamengo? Conte pra eles! Use a criatividade - e todos sabem o quão bons somos nisso. Vale tudo. Vale demais.

E se você é dirigente do Flamengo e por alguma sorte vier parar aqui, saiba e entenda que queremos e estamos dispostos a, mais uma vez, unir forças por uma causa mais do que nobre.

Juntos, clube e torcida, nós podemos. Somos uma Nação, e queremos o resgate de melhor ídolo que este nosso Flamengo, enfim no caminho que lhe compete, poderia ter.

Um comentário:

  1. Carlão, se possivel me envia um email (ayrlonn@galvaosolutions.com) pois tenho interesse em conversar com você sobre o blog.

    ResponderExcluir