Google+ Mil Vezes Flamengo: Flamengo 3 x 0 Chapecoense - contrariando a confusão

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Flamengo 3 x 0 Chapecoense - contrariando a confusão















Sim, é um post sobre o jogo de ontem; mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma espécie de retrospectiva recente do Flamengo. Um time que, longe de qualquer brilhantismo, ainda assim vem encantando a torcida não apenas pela entrega, mas pela capacidade que, meses atrás, jamais pensávamos conseguir atingir: a de ser, efetivamente, um time que joga bola junto para valer.

Com o perdão de qualquer pleonasmo acima e dos que eu ainda venha a soltar neste e nos próximos parágrafos, é bom demais chegar na segunda-feira e pensar sobre como os gols do Flamengo saíram: 2/3 foram de construção. Foram obras claras de colaboração. Se eu reproduzisse essa palavra junto aos que não acompanham esporte, provavelmente me perguntariam: "Não era para ser assim sempre o futebol?"; mas nós, RubroNegros, sabemos que isso era flamengamente impossível há bem pouco tempo atrás.

É, pois é. Costumo dizer que, em matéria de Flamengo, adoro queimar minha língua. Curto demais enxergar uma evolução evidente do Gabriel. Me alegro em ver Anderson Pico desafiar seu físico, correndo, batalhando, não desistindo de jogadas, para ser recompensado num petardo indefensável. Me divirto em ver Léo, questionado por tantos quanto ao preparo físico e psicológico para vergar o Manto, tabelando e cruzando. Me satisfaço em ver Nixon fazer não um, mas dois gols, sem que isso tenha sido por um lance fortuito, uma bola carambolada. Não: foi tudo merecido. Foi tudo na bola, na acepção mais respeitosa que essa expressão possa ter.

E, principalmente, me admiro com e bato palmas para um Luxemburgo mais comedido, mais focado, mais humilde, e que encontrou no futebol e no reconhecimento da confusão o melhor caminho para sairmos dela.

Ser Flamengo, acima de tudo, é, mesmo sendo maioria em qualquer canto da galáxia, contrariar o óbvio, derrotar o improvável, para o bem e para o mal. Felizmente, estamos novamente no caminho iluminado; e este, invariavelmente, passa pelo trabalho e pela vontade.

Este Flamengo, se não é excepcional, tem os dois; e uma Nação que joga junto. E como duvidar de novos imponderáveis caindo por terra? A ida para a final da Copa do Brasil é outro. Está chegando - e, do jeito que estamos, a dúvida pode ainda existir, mas está nas cordas, zonza, pedindo o nocaute.

* * * 

Para mim, Anderson Pico foi o melhor da partida, seguido de perto por Nixon e Canteros. Paulo Victor também voltou a ser fundamental. E gostei muito do Léo!

Pico, aliás, merece cuidado especial. Que se trabalhe, além de seu físico, seu psicológico. Mostrou que pode render muito mais se focar na perda de peso.

* * * 

Falando em contrariar, que tal a Flamengueira? Podemos já parar com essa besteirada de terceiro uniforme que não dá sorte?

* * * 

Que imensa alegria ver Wallace com a braçadeira de capitão do Flamengo. Feitos um para a outra.

* * * 

Sobre o time de quarta: Léo terá sua grande chance. Que arrebente! E acredito muito nele.

Minha maior preocupação seria a ausência de Éverton; porém, duvido de que ele deixe de jogar. Também acho que Gabriel vai a jogo.


* * * 

Vem batalha por aí na quarta. Que seja apenas no esporte. Temo pra valer a violência dos que, sob pretexto imbecil de defender seus times, possam machucar e até matar. Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário